02/12/2016

Uma nova era está para começar. O lançamento de Star Wars – O Despertar da Força, em breve, marcará o momento em que a saga espacial mais famosa de todos os tempos terá um reinício. Toda uma nova geração irá experimentar a emoção de entrar em contato com o universo criado pelo diretor George Lucas e se apaixonar por personagens e conceitos especiais. Para celebrar esse momento, o Irapuan Peixoto do HQRock traz este post especial em que comentamos todos os filmes da saga de Star Wars ou Guerra nas Estrelas, como a velha guarda ainda gosta de se referir aos filmes e àquele universo. Assim, como foi no cinema, começamos na quarta parte da aventura.
Então, pegue seu Sabre de Luz, embarque na nave Millenium Falcon, desvie do Cruzador Imperial, e siga direto à Estrela da Morte para viver uma aventura espacial como nenhuma outra.
Este tema acima aparece antes de todos os filmes da saga, demarcando o tempo e o espaço em que se passa a saga. Como todos sabem, existem duas trilogias de filmes, comandadas por George Lucas. A primeira, chamada de Clássica, iniciou com o lançamento de Guerra nas Estrelas, em 1977, que foi um dos maiores sucessos de bilheteria da história do cinema, revolucionou o cinema pop, criou a noção de blockbuster, foi indicado a 11 Oscars e ganhou seis, além de outros dois prêmios especiais extra por suas inovações técnicas. Dois anos depois, o longa metragem voltou aos cinemas, numa inovadora campanha de marketing para preparar terreno para a sequência que viria a seguir, e foi rebatizado de Star Wars – Episódio IV: Uma Nova Esperança, deixando claro que se tratava de uma saga bem maior.Há muito, muito tempo, em uma galáxia distante…

Depois do sucesso dos Episódios V e VI, George Lucas ficou envolvido apenas com outros projetos e até acalentou a ideia de gravar os primeiros episódios da saga, mas depois, desiludido com a indústria de cinema, desistiu. Porém, 15 anos depois do fim da saga, o diretor voltou atrás e iniciou a produção da Nova Trilogia, com os Episódios I, II e III, que fizeram bastante sucesso, mas não foram tão bem recebidos pela crítica e pelos fãs. Talvez um dos problemas tenha sido que, agora, Lucas tenha resolvido dirigir ele mesmo todos os três filmes, enquanto que na Trilogia Clássica dirigiu apenas o primeiro, entregando os outros dois a diretores mais experientes e competentes, ao mesmo tempo em que Lucas comandava a produção, o roteiro e outras coisas.
George Lucas: o criador da saga.
George Lucas: o criador da saga.
O pano de fundo da saga é o seguinte: a política intergaláctica se organiza em torno do Senado Galático, no qual os representantes de cada sistema planetário associado discutem e votam as leis. No passado (osEpisódios I, II e III), tínhamos aRepública Galática, na qual o Senado era o órgão supremo e a paz era mantida pela Ordem de Cavaleiros Jedi. Mas, depois da instabilidade causada por uma guerra civil chamadaGuerra Clônicas, um golpe de Estado comandado pelo Senador Palpatine, e seu braço direito Darth Vader,destruiu a Ordem, matou quase todos os Jedi e instituiu o Império Galático,na qual Palpatine é o Imperador e o Senado cumpre um papel mais figurativo e simbólico, já que aquele reina com mão de ferro. Então, emerge a Aliança Rebelde que, após duas décadas de batalhas, ganha o reforço do último dos cavaleiros Jedi, o jovem Luke Skywalker, que liderará um ataque final ao Império (Episódios IV, V e VI).
Os Jedi são guerreiros pacíficos e serenos que têm acesso à Força, um tipo de campo de força que está ao redor de todas as coisas vivas e mantém a galáxia unida, nas palavras de Obi-Wan Kenobi, um dos maiores Jedi da história. Os Jedi têm poderes especiais, de telecinese (movem objetos com a força da mente) e certa clarividência (antecipar perigos, captar os sentimentos alheios e até prever o futuro de modo meio impreciso). Há ainda um nível de telepatia, pois captam empatia (podem “sentir” as coisas, saber se alguém está mentindo) e podem controlar a mente de “pessoas fracas” fazendo-as obedecerem a comandos simples. A Força também amplia as habilidades humanas, conferindo mais força, rapidez e agilidade aos seus usuários.
Entretanto, também existe o Lado Negro da Força, que são as energias negativas. Os Jedi que se deixam levar pelas emoções, amor, ódio, raiva e medo, são consumidos pelo Lado Negro e se tornam até mais poderosos, contudo, se tornam malignos. São os Lordes Negros de Sith. Assim como os Jedi existem em duplas – o Mestre e o Discípulo (ou padwan) – os Sith também estão sempre em dupla. Quando a saga inicia, no Episódio I, os Sith estão considerados extintos há mais de um século e assistimos a ascensão deles na figura de Darth Vader. Quando do Episódio IV, os Jedi estão praticamente extintos.
star wars banner darth vader and the battle
Agora que você leitor tem as informações principais, vamos ao filmes propriamente ditos. Vamos apresentá-los na ordem em que foram filmados, já que estamos falando dos filmes. Se o leitor quiser acompanhar a história de modo linear, basta ir aos episódios I, II e III primeiro e depois voltar para os IV, V e VI.
Mas ATENÇÃO: as descrições abaixo contêm GRANDES SPOILERS dos filmes. Se você não os assistiu e/ou não quer saber dos grandes mistérios e surpresas da trama, por favor, não leia. Você foi avisado!
Episódio IV:
UMA NOVA ESPERANÇA, 1977
Dirigido e escrito por George Lucas.
Elenco: Mark Hamil (Luke Skywalker), Harrison Ford (Han Solo), Carrie Fisher (Princesa Leia), Alec Guiness (Obi-Wan Kenobi), Peter Cushing (Grande Moff Tarkin), David Prowse (físico de Darth Vader), James Earl Jones (voz de Darth Vader), Anthony Daniels (C-3PO), Kenny Baker (R2-D2), Peter Mayhew (Chewbacca), Dennis Lawson (piloto Wedge Antilles), Garrick Hagon (Biggs Darklighter), Phil Brown (Owen Lars), Shelagh Fraser (Beru Lars).
O trio de protagonistas: Luke Skywalker, Leia Morgana e Han Solo.
O trio de protagonistas: Luke Skywalker, Leia Morgana e Han Solo.






















O  filme (assim como todos os outros) se inicia com um letreiro que situa o expectador no contexto da história. O texto nos informa que, algum tempo antes, República Galática foi destituída e substituída pelo tirânico Império Galático, que mantém o poder sob punho férreo. Contra eles, emergiu a Aliança Rebelde, que busca desesperadamente uma maneira de restituir a democracia no cosmos. Mas o Império deu um passo adiante ao criar a Estrela da Morte, uma colossal estação espacial capaz de destruir um planeta inteiro. Numa ação quase suicida, a Aliança Rebelde conseguiu as plantas da Estrela da Morte e as entregou à senadora (princesa) Leia Organa, que secretamente é uma aliada da rebelião.
Alec Guiness como Obi-Wan Kenobi.
Alec Guiness como Obi-Wan Kenobi.
O Império, então, coloca seu mais poderoso operativo, o comandante Darth Vader, para por às mãos na princesa Leia e nos planos e, ao mesmo tempo, exterminar a Aliança definitivamente. Mas tudo pode mudar quando um jovem fazendeiro chamado Luke Skywalker decide se unir à rebelião, apadrinhado pelo velho cavaleiro Jedi Obi-Wan Kenobi.
Antes de ser capturada por Darth Vader, a princesa Leia consegue esconder um comunicado destinado a Obi-Wan Kenobi dentro do androide R2-D2, que juntamente ao droide diplomático C-3PO, são enviados ao planeta desértico de Tatooine. Lá, os robôs são comprados por Luke Skywalker e seus tios Owen e Beru Lars. Ao descobrir a mensagem escondida, Luke logo associa o nome de Obi-Wan a um velho ermitão que vive isolado no deserto.
Han Solo, Obi-Wan, Luke e Chewbacca à bordo da Millenium Falcon.
Han Solo, Obi-Wan, Luke e Chewbacca à bordo da Millenium Falcon.
























As forças imperiais chegam ao planeta em busca dos robôs e chacinam toda a família e os habitantes da vila de Skywalker, que não tem outra opção a não ser seguir Kenobi, que revela ser um antigo Cavaleiro Jedi, assim como fora o pai de Luke: Anakin Skywalker, que foi um Jedi e um grande piloto, mas foi morto por Darth Vader, um aprendiz de Kenobi. Vader é um Sith, um lorde negro, um daqueles Jedi que sucumbiram ao Lado Negro da Força. O próprio Vader caçou e matou a maioria dos Jedi, 20 anos antes, de modo que restam apenas alguns bem poucos pela galáxia. Por ter a Força forte dentro de si, Luke é praticamente o último dos Jedi e a última esperança contra o Império.
Vader aprisiona Leia.
Vader aprisiona Leia.























Enquanto aplica um treinamento Jedi rápido em Luke, Obi-Wan vai ao porto de Mos Eisley em busca de uma nave para levá-los a Aldeeran e encontram o contrabandista Han Solo e seu amigo, o wookieChewbacca, que são donos da nave Millenium Falcon. Perseguidos pelas forças imperiais, a trupe consegue fugir, mas o planeta procurado não existe mais, de modo que terminam às portas da Estrela da Morte e são capturados. Lá dentro, entram em confronto e Obi-Wan é obrigado a confrontar seu velho discípulo, Darth Vader. Mas ao perceber que Luke e Han conseguiram resgatar Leia, Kenobi se deixa matar por Vader.
Leia comanda Luke e Han a se unirem a uma base secreta da Aliança Rebelde em uma das luas do planeta Yavin e de lá tomam parte em um ataque suicida para destruir a mortífera superarma do Império. Porém, por meio da Força, o espírito de Obi-Wan é capaz de se comunicar com Luke e guia o rapaz a usar seus dons. No espaço, a nave de Luke é confrontada diretamente pela de Vader, mas o jovem consegue tirar o vilão de curso e, usando a força, atingir o único ponto fraco da estação, destruindo a Estrela da Morte.
A saga continua...
Fonte | HQRock

Gostou? Curta nossa fanpage!