23/10/2016


por Fabrício Bastos
Hulk vs Thor é o mais polemico combate dos quadrinhos de todos os tempos e os fãs nunca chegam a conclusão de quem é mais forte. Pensando nisso, eu tentei dar um basta nessa eterna discussão, fiz uma pesquisa cansativa na internet e preparei esse post para provar de uma vez por todas que não existe equilíbrio maior nos quadrinhos do que entre esses dois personagens, ao contrario de alguns fanboys que insistem em dizer que o Hulk sempre espanca o Thor......ou vice versa.  Não considerei realidades ou futuros alternativos e nem filmes e animações pois acho ambas as mídias tendenciosas a favorecer o personagem em maior evidencia em determinado momento, analisei apenas os confrontos da continuidade "normal" da Marvel (conhecida como TERRA 616). Resumindo; a pancadaria que conta é nos QUADRINHOS, local onde foram criados pelo Titio Stan, levantei algumas questões em relação aos confrontos que acho importante compartilhar com vocês.

São elas: quem dá a ultima porrada NÃO vence a luta, o certo é analisar o confronto como um todo, quem foi mais agressivo, quem foi mais dinâmico, se a luta foi equilibrada ou não....etc... Não levei em consideração o personagem que ataca seu adversário de surpresa pois não acho isso justo. Analisei apenas os confrontos diretos e isolados entre Hulk e Thor (Vingadores contra Hulk não vale). Considerei como vencedor o personagem que NOCAUTEOU seu adversário INDEPENDENTE das vantagens de arena (ex; Hulk contra Thor no espaço) obviamente Thor leva vantagem nesse ambiente mas não criei esse post pensando no que é justo ou não, se houve nocaute....houve um vencedor.....meu objetivo é descobrir quem tem mais vitorias e vantagens. 



Classifiquei cada confronto como Nenhum, Empate, Vantagem e Vitoria. (Sou fã de ambos mas nem de longe são os meus personagens preferidos por isso tentei ser o mais imparcial possível na analise dos confrontos.)




THE AVENGERS 03 (1964)

Nessa época Hulk estava aliado ao Namor, ambos considerados "vilões", os Vingadores partem para capturar os dois, Namor e Hulk atacam Thor ao mesmo tempo, Hulk tenta com as duas mãos arrancar o martelo de Thor que o segura apenas com uma mão, o próprio gigante esmeralda se recusa a acreditar na força do Thor, detalhe; durante o combate Hulk diz que Namor é um “palhaço” por atacar Thor sozinho. (RESULTADO: VANTAGEM THOR)



JOURNEY INTO MYSTERY 112 (1965)



Thor dá um pulinho até Asgard e pede a Odin para anular o encantamento do martelo para enfrentar o Hulk de mãos vazias, Odin anula o encantamento durante 5 minutos e Thor parte para a briga sem o martelo, durante o confronto Thor leva uma ligeira vantagem nos golpes chegando a erguer o Hulk quando ele tenta imobilizar o Deus do Trovão com as duas mãos, Thor se distrai por alguns segundos e Hulk aproveita esse momento para arremessar seu oponente longe, a caverna em que lutavam desaba e o combate é interrompido. (RESULTADO: EMPATE)






SUB-MARINER 35 (1971)



Os Vingadores (Thor, Golias e Homem de Ferro) entram em conflito contra Hulk, Surfista Prateado e Namor, durante a briga Hulk acerta um soco tão forte no Thor que ele derruba o Mjölnir e entra em desespero pois corre o risco de voltar a ser Donald Blake, um dos atlantes de Namor soa uma trombeta que distrai o Hulk e Thor aproveita o momento para contra atacar e recuperar o martelo, essa foi por pouco hein Deus do trovão??? (RESULTADO: VANTAGEM HULK)





 DEFENDERS 10 (1973)

Hulk e Thor se enfrentam em um combate super equilibrado que dura horas sem que surja um vencedor e são interrompidos pelos Vingadores e Defensores. (RESULTADO: EMPATE)







THE INCREDIBLE HULK 255 (1980)

Hulk e Thor se enfrentam dentro de um túnel submerso, as pessoas dentro do túnel correm perigo de vida e Thor se preocupa em salvá-las, Hulk aproveita o momento para atacar tirando o martelo de suas mãos fazendo ele reverter a forma de Donald Blake, apesar de Thor se preocupar com as vidas inocentes Hulk foi muito mais agressivo durante todo o combate. (RESULTADO: VANTAGEM HULK)






THE INCREDIBLE HULK 284 (1983)

Samuel Sterns (O líder) dispersou os Vingadores em varias eras do passado e o Hulk e a Mulher Hulk foram atrás para resgatá-los, quando se deparou com Thor ele não reconhece gigante esmeralda e o ataca com o martelo, além de não querer brigar Hulk foi atingido de surpresa e não quis reagir.(RESULTADO: NENHUM)



THE INCREDIBLE HULK 300 (1984)



Hulk se torna selvagem e perde totalmente o controle destruindo tudo em seu caminho, ele derrota todos os Vingadores até sobrar Thor que bate de frente com ele em um confronto titânico, os outros heróis nada podem fazer a não ser observar a luta a distancia, o Dr. Estranho chega ao local e envia o Hulk para outra dimensão dando um fim ao conflito. (RESULTADO: NENHUM)









THE MIGHTY THOR 385 (1987)


Na minha opinião um dos melhores confrontos entre os dois personagens, escrita por James Shooter e Stan "O CARA" Lee. Hulk sai destruindo um pequeno vilarejo e Thor chega para o combate, no inicio a luta pende para o lado de Thor que frustra todos os ataques do Hulk e deixa o gigante esmeralda no chão sangrando, Hulk pede para Thor se livrar do martelo para uma luta justa e Thor se nega a fazer isso, Hulk usa uma mulher como refém e o Deus do Trovão é obrigado a arremessar o martelo longe, o que se segue é uma luta sensacional, no final do confronto Hulk se recusa a acreditar que não consegue derrotar Thor que continua indo pra cima dele, quando o martelo retorna Hulk não quer mais brigar pq acredita ter provado seu ponto de vista mesmo não tendo nocauteado Thor. Essa é uma luta difícil de decidir mas como Thor ficou bem machucado eu acho que o Hulk merece levar a vantagem. (RESULTADO: VANTAGEM HULK)










INFINITY CRUSADE 04 (1993)



Hulk e Drax “O Destruidor” partem pra cima do Thor, com um golpe ele acerta os dois ao mesmo tempo destruindo o mini propulsor do Hulk deixando-o a deriva no espaço até cair inconsciente na Terra (RESULTADO: VITORIA THOR)




THE MIGHTY THOR 489 (1995)

Hulk vai até os domínios de Hela para tentar resgatar Thor, os dois travam um combate feroz, Thor derruba toneladas de rochas sobre Hulk deixando-o imobilizado por alguns instantes, quando levanta o martelo para dar um golpe certeiro Hela interrompe o combate. (RESULTADO: VANTAGEM THOR)






THE INCREDIBLE HULK 440 (1996)


Hulk barbudo (Maestro) versus Thor afetado pela loucura do guerreiro. Uma luta de proporções épicas em plena Antártida, os dois perdem o controle e o governo americano lança uma bomba atômica para dar um fim no conflito, quando percebe a bomba se aproximando Hulk dá um soco no Thor para arremessa-lo longe na tentativa de salvar a sua vida. (RESULTADO: NENHUM)







THE INCREDIBLE HULK ANNUAL (2001)


Outro confronto de proporções épicas, Thor consegue nocautear Hulk pela primeira vez em um confronto direto, depois é a vez do Hulk nocautear Thor também pela primeira vez em um confronto direto. Logo apos o nocaute Thor se levanta e perde o controle, ataca Hulk com a fúria das tempestades deixando o gigante esmeralda totalmente imobilizado pela força das correntezas, o próprio Hulk avisa Thor das consequências de seus atos pois ele colocou as pessoas em perigo com a forte tempestade, esse é um dos confrontos mais equilibrados e no final da historia o escritor Erik Larsen resume bem a diferença entre os dois, Hulk é mais forte, Thor é mais poderoso. (RESULTADO: EMPATE)








HULK: LET THE BATTLE BEGIN (2010)


O mais polemico dos confrontos e dessa vez com um vencedor definitivo, Thor parte pra cima do Hulk com tudo, quando vc tem a impressão de que ele irá vencer o combate Hulk segura sua mão e começa a bater nele com o próprio martelo deixando-o inconsciente e os fanboys do Thor loucos de raiva. (RESULTADO: VITORIA HULK)






BREAKING INTO COMICS THE MARVEL WAY 02 (2010)

Mais uma polêmica com um vencedor definitivo e dessa vez para irritar os fanboys do Hulk lançada em 2010, mesmo ano do lançamento de HULK: LET THE BATLLE BEGIN (coincidência??) Thor está contando a Balder sobre um confronto que teve com Hulk e quase o matou apos perder o controle. (RESULTADO: VITORIA THOR)







AVENGERS VS ATLAS 03 (2010)

Os Vingadores e os Agentes de Atlas partem pra cima do Hulk até nocauteá-lo e Thor estava entre eles descendo a porrada no gigante esmeralda, não houve um conflito direto e isolado entre Hulk e Thor por isso não classifiquei esse confronto.  (RESULTADO: NENHUM)













FEAR ITSELF 05 (2011)


Mais uma luta polemica, apesar dos fãs do Hulk não concordarem não existe outra logica que não fosse a vitoria para Thor, ele enfrentou 2 pesos pesados que estavam fortalecidos pelos martelos negros da Serpente (irmão de Odin). O Coisa ele "matou" e o Hulk tomou uma porrada tão forte na cara que foi parar em orbita, isso sem falar que durante toda a briga Thor acertou Hulk muito mais vzs e foi muito mais agressivo, o que os fãs do Hulk citam muito é o fato de Thor afirmar que não consegue derrotar o Hulk, pelo que eu entendi ele estava se referindo a esse "novo" Hulk fortalecido pelo poder do martelo negro mas para aqueles que acham que o Thor estava se referindo a todos os encontros anteriores entre eles eu tenho uma explicação (ou algo próximo disso). O próprio Matt Fraction (criador da historia) já deu uma entrevista (se não me engano no site ComicBookMovie) explicando essa declaração, segundo ele Thor estava sendo sarcástico e assim que o Hulk concordou respondendo: "Eu sabia" Thor responde de volta: "Saiba agora" e arremessa o verdão longe com uma porrada. Uma das característica do personagem criado por Stan Lee é a sua arrogância, Thor jamais iria assumir uma derrota ou dizer que não consegue vencer um adversário, vejam Liga da Justiça vs Vingadores (2003) por exemplo, mesmo após ter sido nocauteado pelo Superman, Thor (conversando com Aquaman) afirma que poderia surpreender o Kryptoniano em um novo confronto direto agora que conhecia toda sua destreza. Detalhe; além de lutar contra dois adversários fortalecidos e ao mesmo tempo Thor ainda estava com uma ferida nas costelas que não cicatrizava de jeito nenhum, esse fato valoriza ainda mais seu desempenho. (RESULTADO: VITORIA THOR)






















HULK SMASH AVENGERS 01 (2012)

Uma historia do passado dos Vingadores, eles tentam capturar o Hulk mas ele consegue fugir da equipe, não houve um conflito direto e isolado entre  Hulk e Thor por isso não classifiquei esse confronto. (RESULTADO: NENHUM)








AVENGERS ASSEMBLE 04 (2012)

Hulk, sendo controlado pelo Thanos, ataca Thor pelas costas sem ele perceber, depois Thor parte pra cima do Hulk cheio de fúria para descontar mas o Homem de Ferro entra na frente explicando que não tinha sido culpa do Hulk. (RESULTADO: NENHUM)










 AVENGERS 01 (2012)


Thor parte para cima de Ex Nihilo mas é atacado de surpresa pelo Hulk que estava sobre o controle de Abismo. (RESULTADO: NENHUM)






INDESTRUCTIBLE HULK 07 (2013)



Hulk acredita ter levantado o martelo de Thor mas na verdade o martelo estava voltando para as mãos do Deus do Trovão e levando o Gigante Esmeralda junto, quando Thor agarra Mjölnir Hulk se recusa a solta-lo então Thor simplesmente solta o martelo e ambos (Hulk e o martelo) despencam por um penhasco numa cena pra lá de engraçada. (RESULTADO: NENHUM)










AVENGERS/X-MEN: AXIS: INVERSION 04 (2014)

Hulk se transforma em KLUH após ser atacado pelos Vingadores na tentativa de proteger Jarvis, ele ataca os heróis e foge pela cidade, os Vingadores decidem não segui-lo e voltam suas atenções para deter o Caveira Vermelha, não houve um conflito direto e isolado entre Hulk e Thor por isso não classifiquei esse confronto. (RESULTADO: NENHUM)










RESULTADO FINAL

VANTAGENS THOR: 2
VANTAGENS HULK: 3
VITORIAS THOR: 3
VITORIAS HULK: 1
EMPATES: 3
NENHUM: 9


MINHAS CONSIDERAÇÕES FINAIS

Em 1962 Titio Stan já tinha criado o Quarteto Fantástico, Homem de Ferro e o Incrível Hulk, ele queria um personagem que fosse superior a todos os outros em força e poder (ele já disse isso em entrevista e tem no YouTube). Baseando-se na Mitologia Nórdica (que ele adorava) Stan Lee criou o Thor, um personagem overpower que chegou a derrotar o Galactus, isso explica a nítida superioridade do Deus do Trovão contra o Gigante Esmeralda nos confrontos das historias dos anos 60 e 70 (mesmo não havendo nocautes).

No final dos anos 70 e começo dos anos 80 a popularidade do Hulk cresceu muito e essa exposição também influenciava os quadrinhos, ele se tornou um personagem de força quase infinita, com o passar dos anos e à medida em que iam se enfrentando as coisas iam se tornando cada vez mais claras, Hulk era superior em força bruta e resistência e Thor tinha muitos poderes a sua disposição, com o Mjölnir em mãos as chances do Hulk são minimas, sem o Mjölnir a coisa complica.

A Marvel não é boba, para não desagradar seus fãs esse equilíbrio entre Hulk e Thor será eterno, enquanto isso os fanboys ao redor do mundo enchem os fóruns com discussões calorosas e sem fim.

É isso rapaziada esperta!!!
Como frisei no começo do post eu tentei ser o mais imparcial possível e sei que muitos não irão concordar com meu ponto de vista mas pelas minhas analises eu acho que esses são os resultados justos. A medida em que esses dois pesos pesados forem se encontrando eu vou atualizando o post.

Gostou? Concorda? Não concorda??? Comentem a vontade!!!

Gostou? Curta nossa fanpage!