04/12/2016

POR JAMY MILANO
A Mansão Wayne sempre foi um elemento fundamental na mitologia do Homem-Morcego. Sendo criada pelo próprio Bob Kane, ela foi definitivamente incorporada ao universo do personagem, até os dias atuais, tornando-se um "elemento vivo" nas histórias do Batman, assim como Gotham e o Batmóvel. Acredito que a residência dos Wayne traz revelações sobre o passado e o futuro do herói no universo DC no cinema.
Analisando o roteiro de Batman v Superman, algo me deixou bastante intrigado: por que Bruce Wayne nao reside na Mansão Wayne durante o filme? Por que ela está destruída? O que ocorreu no passado de Bruce que resultou na destruição de sua Mansão e, consequentemente na sua mudança de residência?

No clássico de Frank Miller - O Cavaleiro das Trevas -  a Mansão Wayne foi destruída como parte do plano de Bruce Wayne para corroborar a encenação de que ele havia morrido no combate contra o Homem de Aço. Bruce decidiu fazer isso para que pudesse agir na clandestinidade sem ser perseguido Governo americano. No Reino do Amanhã, Bruce faz referência ao seu passado afirmando que a sua Mansão havia sido destruída por seus inimigos. 

Mas, e no filme Batman v Superman?
Bruce não simulou a sua morte, não teve a sua identidade secreta revelada; então por que a Mansão Wayne está totalmente destruída?

Minha teoria é a seguinte:

Arlequina e o Coringa incendiaram a Mansão Wayne. Quem mais faria isso? Por isso, em BvS, a residência dos Wayne está totalmente inabitada e com claros sinais de que houve um incêndio (talvez resultante de uma explosão) em seu interior. Isso é perceptível durante a cena em que há um diálogo entre Bruce e Alfred no interior da Mansão.


Acredito plenamente que foi na própria Mansão Wayne o lugar onde Jason Todd morreu. E como isso ocorreu? Talvez o Coringa e a Arlequina tenham descoberto de alguma maneira a identidade secreta de Bruce Wayne, ou, como o Bruce é um milionário, a sua fortuna atraiu a atenção do Coringa -o maior marginal da cidade - que usou a Arlequina em seu intento; eles planejaram um assalto ou até um sequestro, para arrancar dinheiro do milionário da cidade. Mas, na investida, Arlequina perdeu o controle e matou Jason (que deve ter resistido à invasão sozinho,  talvez na ausência de Bruce) ou, o Coringa o matou (Como David Aeyer declarou) e Arlequina assumiu a culpa pelo crime, por amá-lo loucamente.  Por isso no início de Esquadrão Suicida, Batman está caçanda o casal; por isso na formação do Esquadrão Suicida, Arlequina está presa: ela foi condenada pela destruição da Mansão e morte de Jason. E quanto ao Coringa? Ele certamente fugiu.

Mas, por que Bruce, mesmo sendo rico, passou a morar em outro lugar invés de simplesmente reconstruir a Mansão dos seus pais, que fora destruída, a qual  sempre teve um grande valor sentimental para ele? Afinal, ele também atua no ramo imobiliário. Veja que durante todo o filme Batman v Superman, Bruce não demonstra em momento algum a vontade de reconstruir a Mansão e habitá-la novamente algum dia; o que o impedia?  Deduzo que isso foi devido as más lembranças que a  Mansão trazia a Bruce Wayne, acerca da morte do seu pupilo...

Durante os eventos dos filme Batman v Superman, Bruce passou a morar em outro imóvel, em busca de um pouco de paz de espírito, na tentativa de minimizar o sentimento de culpa pela morte do seu parceiro, que assolava a sua alma, pois, estando Jason Todd sob sua guarda, era responsabilidade de Bruce protegê-lo, mas, ao invés disso, levou o garoto para a sua guerra contra o crime em Gotham o que expôs a grande perigo,  resultando em seu assassinato pelas mãos de inimigos do Batman. 

No filme, vimos que após a morte do Super-Homem, Bruce recobrou a sua fé na humanidade. Então, será que em algum momento do universo cinematográfico DC veremos Bruce Wayne reconstruíndo a Mansão Wayne, como símbolo de um recomeço? Tenho certeza que cedo ou tarde a Mansão será reconstruída.

Muitos fãs ainda nao se deram conta, mas a Mansão Wayne é um "templo" que abriga a alma do herói. Na mitologia do Batman a Mansão Wayne  é um símbolo da própria alma de Bruce; a ruína dela é um reflexo da ruína da alma do seu dono; da mesma maneira a reconstrução dela é a restauração dele mesmo.
Se a destruição da Mansão está ligada a morte do Robin, será que a reconstrução da mesma, apontará para "nascimento" de uma nova parceria com um novo Robin? Reconstruir a Mansão significará para Bruce Wayne a vitória sobre seu trauma, medo e sentimento de culpa; ou seja, ao reconstruir a Mansão Wayne, Bruce estará reconstruindo a sua própria vida em muitos aspectos. Isso é muito bem explorado por Nolan no final de Batman Begins.

Enfim, tudo isso que falei certamente será revelado não no filme da Liga da Justiça -onde o Coringa não estará presente - mas no filme solo do Batman, assim como muitos eventos relacionados ao passado do Batman de BvS, que caso nao tenham notado, nao é o mesmo passado do Batman de Nolan. O Batman de Zack Snyder possui o seu próprio passado.

Tanto o passado quanto o futuro do Homem-Morcego permanecem uma incógnita no universo cinematográfico DC. Há ainda, muitas histórias para contar e, por conta disso, certamente novas teorias surgirão a cada dia.

Jamy Milano

Gostou? Curta nossa fanpage!