03/12/2016



Criado em 1941 por Jack Cole, o Homem Borracha (Plastic Man no original) é um dos expoentes da Era de Ouro dos quadrinhos, que merece, sem dúvida, mais atenção da DC/Warner, devido ao grande potencial que possui como super-herói.

A sua origem é bastante incomum para um super-herói: Durante um assalto que deu errado, o bandido Patrick "Eel" O'Brian foi atingido por um disparo de arma de fogo de um policial; na fuga, Patrick foi atingido por produtos químicos que estavam armazenados em um tonel. Abandonado por sua gangue, Eal foi acolhido num monastério e, ao acordar, descobriu que a sua estrutura molecular havia sido profundamente alterada, permitindo-lhe esticar seu corpo e assumir qualquer forma que desejasse. A partir daí, Patrick decidiu mudar radicalmente a sua vida, dedicando-se a ideais nobres, conforme a orientação espiritual que havia recebido dos monges que lhe ajudaram. Nasceu assim, o Homem Borracha, o mais escrachado e hilário super-herói de todos os tempos!            

Sua origem e primeira aparição foram publicadas na revista Police Comics #1 (história publicada no Brasil na revista Coleção Clássicos HQ, n° 1, em 1984, pela editora Ebal). Devido ao sucesso, o Homem Borracha teve o seu próprio título publicado pela Quality Comics - antes de ser adquirido pela DC - e até uma animação própria intitulada The Plastic Man Comedy/Adventure Show, no ano de 1980, sendo exibida no Brasil com o título de Homem Elástico (a qual eu tive o prazer de assistir quando criança); participou de outras animações, entre elas: Superamigos e Bravos e Destemidos. Em 2006 a Warner e a Cartoon Network produziram um episódio piloto de um novo desenho do Homem Borracha, que nunca foi ao ar, mas pode ser visto no Youtube. Infelizmente o Homem Borracha nunca participou da animação Liga da Justiça Sem Limites, mas teve seu nome mencionado pelo Lanterna Verde e pelo Homem-Elástico no episódio "A Maior História Jamais Contada". Uma boa notícia é que o Homem Borracha participará da nova animação da Liga da Justiça (confira aqui o trailer exibido na última Comic Con de San Diego)

 O Homem Borracha poderia ser o responsável pelo lado "cômico" da DC no cinema, pois ele é um personagem extremamente engraçado. O espaço que Deadpool preencheu na Marvel, o Homem Borracha preencheria na DCInfelizmente, ele é tratado pela DC com muito descaso, sendo mais desprezado que o Capitão Marvel, que apesar de não ter revista solo há um bom tempo, terá seu filme solo em 2019.

Patrick "Eel" O'Brian goza de habilidades interessantes e não apenas "estica o corpo" como os demais heróis semelhantes. Depois do acidente com produtos químicos que resultou no surgimento dos seus poderes, Eel passou a existir num estado fluido, que não é nem totalmente líquido, nem totalmente sólido. Extremamente poderoso, ele possui:

-Força e agilidade e sobre-humanas;
-Mudança de cor;
-Imortalidade;
-Invulnerabilidade;
-Capacidade de regeneração rápida;
-Imunidade a ataques telepáticos;
-Controle de forma, tamanho; densidade, maleabilidade, o que possibilita sua transformação em qualquer coisa.

Agora, Imaginem as possibilidades e as loucuras que poderiam ser feitas no cinema, com um personagem com esses poderes; imaginem as mais absurdas e inusitadas formas que ele poderia assumir, gerando situações e cenas hiláriasCom certeza seria um sucesso absurdo.  
Esse sim, seria um "homem que se estica" realmente "Fantástico"! (momento de indireta para Fox).
O Homem Borracha é um belo exemplo de que a DC possui um arsenal de personagens maravilhosos  que poderiam render belas adaptações para o cinema. Infelizmente, todo o universo DC - tanto nos quadrinhos quanto no cinema - orbita em torno de apenas três personagens: Batman, Superman e Mulher-Maravilha e derivados. Essa ênfase demasiada na Trindade, atrofia a diversidade do universo DC, o que leva ao desprezo e esquecimento de outros personagens, que possuem potencial de sobra para render grandes sagas e adaptações nos quadrinhos, séries e no cinema. Nesse quesito, a DC precisa aprender - e muito - com a Marvel, que adaptou para as séries e cinema personagens desconhecidos pelo grande público, como Homem-Formiga, Dr. Estranho e Luke Cage, Jessica e Punho de Ferro, entre outros que virão, não se limitando ao "universo" dos personagens contidos nos Vingadores, dando uma verdadeira aula sobre diversidade para a Warner/DC.    
                             

- Jamy Milano.

Gostou? Curta nossa fanpage!