31/01/2017


O Esquadrão Suicida, a infame equipe de vilões da DC Comics, constituída por assassinos, vilões e completos lunáticos, vai se apresentar em breve no cinema, por isso torna-se relevante olharmos para a história da equipe, ou melhor, das equipes, aos longo dos anos nos quadrinhos.

The Brave and the Bold #25

O Esquadrão Suicida original apresentou-se em 1959 com The Brave and the Bold #25. Criado por Robert Kanigher e Ross Andru, este era um grupo bastante diferente daquilo que conhecemos hoje. Liderada pelo militar Rick Flag, Jr., a equipe era constituída por quatro humanos sem quaisquer super poderes, que combatiam dinossauros, ciclopes e outro tipo de monstros em nome do governo.
As suas aventuras foram curtas. Apenas três edições mais tarde, a DC lança a Justice League of America. Depois de um longo período de declínio, os quadrinhos de super-heróis tornaram-se novamente populares. Apesar da equipe de Rick Flag ter feito algumas aparições adicionais entretanto, a equipe acabou por cair no esquecimento (um retcon revelaria eventualmente que tinha existido um grupo ainda mais antigo, na era da Segunda Guerra Mundial, chamado Suicide Squadron. Esse grupo teria sido liderado pelo pai de Flag, Rick Flag, Sr., porque... quadrinhos).



O Esquadrão em 1986.


Cerca de 25 anos mais tarde, em 1986, a DC reiniciou a sua continuidade com o reboot Crise nas Infinitas Terras. Como resultado, o roteirista John Ostrander teve a oportunidade para relançar o Esquadrão, sendo que a sua abordagem acabaria por ficar com a equipe desde então.
Também conhecido como Task Force X, o grupo agora composto quase na totalidade por vilões, operava a partir da penitenciária Belle Reve. Recrutada pela formidável agente Amanda “The Wall” Waller, a equipe embarcava em missões ultra secretas, arriscando as suas vidas em troca de liberdade.



O regresso de Rick Flag, Jr..


Rick Flag, Jr. estava de volta também, embora ressentido em ter que liderar criminosos. O alinhamento que servia Flag incluía o assassino atirador Pistoleiro; o capitão Boomerang; a feiticeira com dupla personalidade Magia; o poderoso Blockbuster e o especialista das artes marciais Tigre de Bronze, que não era um vilão, estando na equipe mais para manter os restantes membros "na linha".
A sua primeira missão consistiu em parar Brimstone, um lacaio do mega-vilão Darkseid. No que se tornaria uma tendência para o Esquadrão, um dos membros foi morto durante a missão, Blockbuster para ser mais preciso, acontecimento que provou que as missões eram, de fato, suicidas.
Além desse tom mais sombrio nos objetivos, cada membro tinha um dispositivo explosivo, que Waller podia ativar no momento em que algum deles pusesse a missão em risco. Se tentassem escapar sofreriam o mesmo destino, que foi o que acabou por acontecer com Amarra, que ficou sem o braço devido sua audácia. Waller é especial mesmo, nem do Batman, ela tinha medo.



O primeiro volume dedicado ao Esquadrão durou 66 números.

Enquanto a primeira aventura contra Brimstone teve lugar numa mini-série chamada Legends, o Esquadrão teve direito a um volume que durou 66 números, antes de terminar já em 1992, com um impressionante número de 50 personagens como membros. A anterior Batgirl, Barbara Gordon, fez a sua primeira aparição aqui, como a especialista informática Oráculo, juntando-se à causa de Waller esporadicamente. Muitas figuras de segunda e terceira linha tiveram a possibilidade de brilhar no Esquadrão Suicida pela primeira vez, aliás, como resultado, muitas chegariam a conhecer um nível de reconhecimento inédito nos quadrinhos da DC depois disso.
Claro que, cooperação dentro do grupo sempre foi um problema, o que acrescentava uma camada extra de dramatismo às histórias. A poderosa Magia, por exemplo, era basicamente insana, correndo o risco de se virar contra o Esquadrão depois de terminar com os seus inimigos. A certa altura, Boomerang deixou que a sua companheira de equipe, Mindboggler, fosse alvejada mortalmente, só porque o tinha irritado.



Trabalho em equipa e confiança nunca foram o forte do Esquadrão.

Outra característica marcante da equipe era a sua habilidade de se envolver com problemas difusos e de questionável moralidade. Os seus membros eram frequentemente enviados para missões em que tinham de cometer homicídios ou enfrentar ameaças com as quais os heróis não se envolviam. Eram basicamente encarregados dos trabalhos sujos do universo da DC e como resultado, viviam num mundo muito mais cinzento que o do Super-Homem, ou mesmo do Batman.
O Esquadrão Suicida continuou a fazer aparições esporádicas em outros títulos da DC depois da sua série titular chegar ao fim. Mas novas iterações da equipe acabariam por receber uma nova série, uma vez ou outra sempre com curto período de tempo. 
A versão moderna do Esquadrão seria apresentada em 2011 como parte do reboot da DC conhecido como Novos 52. Foi aqui que a vilã do Batman, e uma das favoritas dos fãs, Harley Quinn, se juntou ao grupo, tornando-se rapidamente numa das peças centrais do Esquadrão. Ao lado de Harley estavam os veteranos Pistoleiro e Capitão Boomerang, juntamente com King Shark, El Diablo, Black Spider, entre outros.

Harley Quinn juntou-se na versão Novos 52 da equipe, em 2011.

O Esquadrão Suicida surgiu também na telinha várias vezes, em formato de animação ou em séries como Smallville ou Arrow. Será no entanto a versão de cinema que os vai catapultar em definitivo para o estrelato, se é que já não o fez, apenas com os trailers exibidos até aqui. E por falar nestes últimos, vejam o mais recentem trailer do filme:



Sinopse: Como é bom ser mau… Junte um time dos mais perigosos e encarcerados super-vilões do mundo, dê a eles o mais poderoso arsenal do governo e os envie em uma missão para derrotar uma entidade enigmática e insuperável. A chefe da inteligência americana Amanda Waller escolheu um grupo secreto de indivíduos desprezíveis que não possuem nada a perder. Entretanto, quando descobrirem que não foram escolhidos para terem êxito, mas sim para serem os culpados quando a missão filhar, será que o Esquadrão Suicida morrerá tentando como uma equipe ou será cada um por si?

Dirigido por David Ayer, "Esquadrão Suicida" tem Jared Leto  como a próxima encarnação do CoringaDa mesma forma, Margot Robbie será Harley QuinnCara Delevigne  também aparece no filme como Magia O resto do elenco temos  Jai Courtney como Capitão BumerangueJoel Kinnaman  como  Rick Flagg  e Will Smith  como  Pistoleiro.
Em 4 de agosto de 2016, poucos meses após a estréia de "Batman vs Superman", "Esquadrão Suicida" chegará aos cinemas. O filme terá 130 minutos (2 horas e 10 minutos) de duração.

Gostou? Curta nossa fanpage!