31/01/2017


O Rebirth da DC chegou e trouxe consigo encontros inimagináveis, como por exemplo, Watchmen e os personagens do universo DC, Wally West e Barry Allen, e o encontro mais bizarro de todos, a aparição de três Coringas de linhas temporais distintas:  o Coringa pré-Crise nas Infinitas Terras; o Coringa do pós-Crise, representado pela imagem do Coringa de A Piada Mortal, e o Coringa dos Novos 52, visto nos arcos  Morte da Família  e  Endgame.
A edição Batman: Rebirth #1, trouxe uma capa variante, com a arte do desenhista Michael Turner, que faleceu em 2008, vítima de um câncer, no auge da carreira artística, sendo uma grande perda para a indústria dos quadrinhos...

Mas, e se essa capa variante não foi apenas uma homenagem a um grande artista falecido há tanto tempo? E se essa capa é na verdade um easter egg do que poderá acontecer com o Batman no novo Universo DC?

É possível notar que o Batman que aparece na arte da capa variante de Michael Turner, é justamente a versão do personagem que aparece na Piada Mortal de Alan Moore, trajando o tradicional uniforme de duas cores, e com a clássica "cueca", mas, com um datalhe diferente: o símbolo do morcego em seu peito, com um contorno amarelado é característico da nova fase Rebirth. Será esse Batman uma fusão de duas linhas temporais? Como todos sabem, a cueca não faz parte do uniforme do Batman há um bom tempo. Então, que essa "cueca" faz ali?

Por que em um momento de "Rebirth", onde já há um Batman com um novo uniforme estabelecido,  a DC colocaria uma capa variante reapresentando a imagem clássica do Homem Morcego, trajando a odiada sunga, que há tempos a editora abandonou? Observemos que isso também ocorreu na revista do Superman Rebirth - capa alternativa - mas, diferentemente, o uniforme apresentado na capa variante da revista do Homem de Aço, é puramente o tradicional, sem nenhum elemento do novo uniforme da fase Rebirth.


A minha teoria acerca dos Batmen do Rebirth é a seguinte:
Será que assim como ocorreu com o Coringa, teremos três Batmen?  Alguma  coisa alterou o espaço-tempo e trouxe três Coringas para uma mesma linha temporal. Note que os Coringas são retratados com o mesmo traço dos artistas da época a qual pertenciam: Coringa pré-Crie é retratado com o traço de Jerry Robinson, em 1940; o Coringa pós-Crise  retratado com o mesmo traço do Coringa de Brian Bolland, nos anos 80; já o último, mais moderno, possui o traço da versão de Greg Capullo. Não está claro que são exatamente os mesmos Coringas de suas respectivas realidades, e que isso foi causado por alguma alteração na linha temporal causada, talvez, pelo Dr. ManhattanComo isso foi possível até agora não foi exatamente explicado, mas será que de  onde surgiram inexplicavelmente  esses três coringas, poderão, da mesma maneira, surgir também outros Batmen? Sabemos que para cada um dos Coringas apresentados em DC Universe: Rebirth #1, há um Batman, correspondente. Pensando dessa maneira, não é de estranhar que a capa variante de Batman Rebirth #1 apresenta realmente um easter egg.


Obviamente trata-se de uma teoria, ou até um devaneio de minha parte, mas nada mais me surpreende no DC Universe: Rebirth, cuja proposta é criar um universo sem fronteiras ou barreiras criativas, como já temos testemunhado.

Esperemos o desenrolar deste novo Universo DC.


Sobre o Autor:                         

Jamy -Amante de quadrinhos há 30 anos.

Gostou? Curta nossa fanpage!