02/12/2016

Top 30 momentos marcantes da DC Comics. Uma seleção com 30 momentos que marcaram época, chocaram, são importantes para a história da editora, ou simplesmente ficaram no imaginário popular.

#30 - Kyle Rayner encontra sua namorada morta na geladeira


Matar a namorada de um herói não é novidade. Então o jeito é inovar para a forma como isso vai acontecer. 
A cobaia da vez foi Kyle Rayner, que na época era um novo Lanterna Verde enfrentando a rejeição dos leitores. Talvez tentando chocar os fãs ou fazer com que os mesmos sentissem alguma simpatia com o personagem devido ao seu sofrimento, os roteiristas fizeram com o que o cara encontrasse a namorada estrangulada DENTRO.DA.GELADEIRA. 
Fico pensando como fica a mente de um cara depois disso.


#29 - A morte de Damian Wayne

Uma das coisas mais legais que o Grant Morrison trouxe para o universo do Batman durante o seu run, foi o filho do Homem-Morcego, Damian Wayne.
Além de ter uma relação bem interessante com o pai, o garoto também foi um excelente Robin, conseguindo uma legião de fãs em pouco tempo. 
Porém, ao sair dos roteiros do morcego, Morrison decidiu levar também o personagem, fazendo com que ele fosse assassinado por um capanga de sua mãe Talia Al Ghul. A cena em que o Batman segura novamente um Robin morto em seu colo (só que dessa vez sendo seu próprio filho) quase sem sem acreditar no que estava acontecendo e com uma expressão de dor no rosto mesmo por sobre a máscara, é inesquecível. Ainda que seja recente.


#28 - Aquaman perde a mão e coloca um arpão no lugar


Muita gente sai falando por aí que o Aquaman é bucha, que o Aquaman é um personagem ruim e que não tem fãs. Mas todos sabemos que com um bom roteirista QUALQUER personagem pode ser sensacional. 
Aquaman já teve ótimas fases, mas esse acontecimento em especial da fase do Peter David marcou gerações.
Após ter o seu poder de se comunicar com peixes anulado por Charybdis, Aquaman tem sua mão mergulhada em um lago com um cardume de piranhas. E o que ele faz pra resolver o problema de ser maneta? Coloca UM ARPÃO NO LUGAR! Convenhamos, o rei de Atlântida ficou bem mais imponente assim.
Uma das poucas vezes nos quadrinhos em que um personagem tem uma mudança drástica para melhor.


#27 - Batman atira em Darkseid

Todo mundo sabe que o Batman não usa armas de fogo. O homem-morcego fez um juramento no qual prometeu a si mesmo jamais atirar em outra pessoa. Porém, todo mundo também sabe que o Batman é um cara que pensa à frente, e sempre tem um plano. E foi ele o responsável por dar cabo de Darkseid durante a saga Crise Final.
Chegou um momento em que ele viu que a única possibilidade era aquela, e então atirou no vilão. 
Um momento épico, onde um humano encarava um deus. Por mais que o desfecho não tenha sido muito feliz para o morcego, seu ato foi importante. E criou essa cena que é sempre relembrada.


#26 - Dick Grayson é o novo Batman

Após a morte do Homem-Morcego e o consequente aumento da criminalidade em Gotham, ficou claro que a cidade precisava do herói. E não adiantava algum outro vigilante, a cidade precisava do Batman.
E coube a Dick Grayson, o primeiro Robin, assumir o manto. Uma sacada genial da DC, afinal para os leitores Dick sempre foi o herdeiro moral da ideologia do Batman.

Essa cena em si não se trata de quando Dick se torna o Batman pela primeira vez, mas o diálogo com Alfred é marcante por mostrar exatamente o quanto o Batman não é apenas um homem, e sim uma ideia. Uma ideia que sempre terá que continuar, porque as pessoas precisam dele. Independente de quem está sob a máscara. 

#25 - Superman chora



Falar de Alan Moore é chover no molhado. O barbudo já escreveu coisas memoráveis, e uma delas é "O que aconteceu ao Homem do Amanhã?", que é recheada de momentos emblemáticos.

Um deles, é quando assustado por perceber que sua morte está próxima, Superman se tranca na Fortaleza da Solidão e chora observado por Krypto. O homem de aço estava com medo. 

Um dos quadros mais icônicos das histórias em quadrinhos.


#24 - Superboy-Prime soca a realidade

Ok, esse é ridículo e virou motivo de piada na época (e até hoje), mas não deixa de ser marcante.
Sim, o Superboy da Terra Primordial queria mudar as coisas, escapar da dimensão em que estava preso e daí ele deu um soco na realidade, rachando-a. UM SOCO NA REALIDADE.

Então amigo, a vida tá ruim? Tá esperando o que? METE A PORRADA na realidade pra ver se as coisas melhoram, cara.

 #23 - Superman mata Zod

Muito se falou sobre a cena final do filme "Homem de Aço" em que Superman mata o general Zod.
"Superman não mata!" gritavam os mais desesperados.

Porém, na época de John Byrne, o Superman já matou sim. E o mesmo Zod. Aliás, não apenas Zod, mas também Faora e Quex-ul.
O fato é que os três criminosos kryptonianos haviam matado cinco bilhões de seres humanos no Mundo Compacto, e o poder deles era Pré-Crise. Ou seja, bem mais fortes que o Superman. 
Com medo do que os criminosos poderiam fazer em nosso mundo, Superman toma a decisão mais difícil de sua vida. Ele mata os três a sangue frio, usando kryptonita.
Claro que o azulão não se sentiu bem com isso. Com um grande peso na consciência, Superman ficou um bom tempo exilado no espaço, pensando em sua decisão e no que fazer dali por diante.


#22 - Capitão Marvel (Shazam) tenta parar a bomba atômica

Na épica graphic novel Reino do Amanhã, após sofrer uma lavagem cerebral de Lex Luthor, o Capitão Marvel cai na porrada com o Superman, enquanto o governo decide lançar uma bomba atômica para matar todos os superseres e resolver o problema.
Ao voltar a si, o Capitão Marvel resolve se sacrificar usando todo seu poder para parar a bomba. Infelizmente ele falha, mas a cena é belíssima.


#21 - A abertura de All Star Superman


Grant Morrison é um dos grandes gênios dos quadrinhos. Quando trabalha em parceria com o amigo Frank Quitely então, pode ter certeza que está nascendo um clássico.
E foi assim em All Star Superman, aclamado pela crítica e pelos fãs, em que a dupla conseguiu ainda na primeira página, em poucos quadros resumir toda a essência do mito do Homem de Aço.
Tudo nessa HQ é belíssimo, e cada quadro desenhado por Quitely é de encher os olhos. Mas essa cena em questão é uma das mais marcantes, por apresentar aos leitores ainda na primeira página o que os espera: Uma obra de arte.

#20 - Hal Jordan se torna Parallax


Desesperado por sua cidade natal ter sido destruída pelo Superciborgue, Hal Jordan vai até Oa para pedir aos Guardiões que ressuscitem os habitantes que morreram no acontecido.
Frustrado pela negativa dos Guardiões, e sentindo muita dor, fraqueza e medo, o Lanterna é dominado por Parallax, que se instala no consciente do herói.
Matar quase toda a Tropa dos Lanternas Verdes, pegar os seus anéis e absorver toda a energia da bateria central de Oa foram alguns dos atos do então vilão.


#19 - Mulher Maravilha mata Maxwell Lord


Essa é marcante por vários motivos. Pela forma como ocorreu, por ter sido quem foi e principalmente pela cara do Superman.
O fato é que o Homem de Aço estava sendo controlado por Maxwell Lord, e nem mesmo o laço da Mulher Maravilha foi capaz de fazer o cara desfazer o controle.
Gentilmente, Diana pede que Maxwell lhe diga como fazer para deixar Superman livre de seu controle, e o cara tem a brilhante ideia de responder: "me mate".

Você que pediu, Maxwell. Sem nem mesmo pensar duas vezes, Diana resolve o problema.
Tá pensando que é só o Superman que quebra pescoços por aí?


#18 - O sacrifício de Barry Allen

Quando um herói morre se sacrificando, é sempre impactante.
Em Crise nas Infinitas Terras, o vilão Anti-Monitor tinha como objetivo destruir as muitas terras paralelas usando o seu canhão de anti-matéria.
Porém, Barry Allen (o Flash da Era de Prata) consegue chegar na fonte de energia e corre mais rápido do que a velocidade da luz, impedindo que a energia saia e fazendo que a mesma retorne para o canhão, que explode.
Infelizmente, devido à sua corrida desesperada, o corpo do Flash começa a se destruir, quando ele começa a viajar no tempo devido à tremenda velocidade.


#17 - Lex Luthor presidente

Um dos maiores vilões das histórias em quadrinhos chegar à presidência dos Estados Unidos é um acontecimento marcante por si só. Principalmente porque com tanto poder e influência, fica ainda mais interessante de trabalhar a relação vilão\herói. 
E foi isso que a DC fez, colocando Lex Luthor na Casa Branca, que em sua campanha prometia levar para todo o país a mesma tecnologia de Metrópolis. 
Claro que Luthor não ficou muito tempo no cargo, e logo foi descoberta toda a sua falcatrua até chegar ali. Mas o acontecimento é tão importante para as HQ's que até mesmo a  Marvel resolveu seguir um caminho mais ou menos semelhante, usando o personagem Norman Osborn.


#16 - Começa a aliança entre Batman e Gordon

Uma das decisões mais acertadas de Batman: Ano Um sem dúvida é retratar não apenas o lado de Bruce Wayne, mas também o do Comissário Gordon. É interessante ver como a HQ vai conectando esses dois personagens, até chegar a esse momento crucial que mostra quando a aliança dos dois começou.

E o mais legal de tudo é a citação ao Coringa. 
Uma cena tão emblemática para a história do Homem Morcego que acabou sendo adaptada de uma forma bem legal na cena final do filme Batman Begins.

#15 - A morte de Sue Dibny


A morte da esposa do Homem-Elástico não é marcante apenas por ter sido o mote principal da ótima saga Crise de Identidade, mas também pelo fato como tudo aconteceu.
Sue é encontrada morta por seu marido com parte do corpo queimado, e como se não bastasse, ao lado do corpo está um teste de gravidez positivo com uma mensagem para o futuro papai.nCruel e chocante.

#14 - O Homem-Animal pode ver VOCÊ!

Grant Morrison é um cara genial (e eu já devo ter dito isso várias vezes ao longo do top 30, mas ele é mesmo). O careca costuma usar e abusar da linearidade narrativa e da metalinguagem em seus roteiros, exigindo do leitor um cuidado bem maior aos detalhes para não deixar passar nada. E em sua passagem pelos roteiros do Homem-Animal o escritor levou isso às últimas consequências,chegando ao ponto do personagem se dar conta de que não é real, e se encontrando com o próprio Grant Morrison.

Mas a cena mais clássica, não apenas do personagem ou da DC, mas das histórias em quadrinhos em geral, é quando o Homem-Animal finalmente percebe que é um personagem em uma história, e consegue enxergar o leitor, exclamando um "Eu posso ver você!"
Nunca uma HQ havia utilizado de uma narrativa tão "metaficcional", fazendo o protagonista perceber o que acontecia à sua volta e colocando o leitor participando daquilo. Um verdadeiro clássico.


#13 - Coringa mata Jason Todd

A situação era simples. Os leitores votavam por telefone e escolhiam se o atual Robin iria morrer ou não. Sedentos por sangue, escolheram pela morte do menino prodígio.

Talvez eles só não imaginassem como o negócio aconteceria. Pois bem, o Coringa espanca o garoto impiedosamente com um pé-de-cabra e depois o deixa desacordado em um armazém, que explode. 
Ah, Coringa...


#12 - O morcego que atravessa a janela

Esse momento é um dos mais emblemáticos e metafóricos do Batman. Em Cavaleiro das Trevas, de Frank Miller, Bruce Wayne vinha sofrendo umas alucinações, como se o Batman estivesse por ali, esperando para voltar.

E essa cena sensacional, que marca a volta de Bruce como Batman, mostra perfeitamente a situação de sua mente conturbada.


#11 - Superman retorna (Reino do Amanhã)

Decepcionado em ver que as pessoas preferiam o estilo de Magog e sua nova geração de heróis que agia de uma forma mais extrema, Superman se exila na Fortaleza da Solidão.

Porém, uma desastrada ação liderada por Magog que acaba por destruir todo o estado do Kansas, faz com que o Homem de Aço decida retornar, disposto a colocar tudo em ordem. E ele assim o faz.

A cena do Superman mais velho retornando imponente no traço de Alex Ross marcou gerações.


#10 - A Morte do Superman



Apesar de não ter durado muito tempo, e ter sido apenas uma estratégia da DC, a morte do Superman marcou toda uma geração e é uma das histórias mais marcantes do personagem e da editora. 
Pela primeira vez os leitores viam um personagem realmente assustador, que colocava medo até no Superman: Apokalypse.
A cena dos dois caídos enquanto Lois Lane chora abraçada ao Superman era uma das mais incríveis para os nerds dos anos 90, juntamente com a capa do Superman presa na estaca e a capa sensacional da edição com o S do Superman escorrendo sangue.


#9 - Superman cria nosso mundo

Essa daqui eu considero um dos momentos mais brilhantes do Grant Morrison. Em All Star Superman, o Homem de Aço sabia que ia morrer em breve, e estava preocupado com o que aconteceria com o mundo sem sua presença. 
Então, ele recria vida em um planeta usando um maquinário na Fortaleza da Solidão para saber como seria um mundo sem a presença do Superman. E depois de alguns séculos desse planeta (que são poucas horas do Superman), numa sacada genial, um quadro mostra Joe Shuster criando o primeiro visual do personagem.
Ou seja, em um mundo sem o Superman, a humanidade o INVENTA. Aquele mundo ali é o NOSSO mundo. Superman é o criador do NOSSO MUNDO! Ele é “deus”; criou o planeta e a vida, observou sua criação e é transformado num símbolo de veneração.
PQP! É de dar um nó na cabeça com tamanha genialidade do Morrison.

Inclusive, durante um evento, um leitor veio indagar ao Morrison se ele quis dizer com aquilo que Superman era Deus. 
Ao que Morrison responde: "Sim, e ele te ama".


#8 - O nascimento do Coringa

Coringa não é apenas o maior inimigo do Batman, muito menos o maior vilão das histórias em quadrinhos, ou ainda um ícone da cultura pop. Coringa é mais do que isso. É a representação do mal (e da loucura) encarnado.
E na HQ A Piada Mortal, Alan Moore decidiu contar algo que até então era um mistério: A origem do Coringa.
Ou pelo menos uma delas, pois como o próprio personagem diz, sempre que ele tenta se lembrar, acontece de um jeito diferente. Algo parecido com o Coringa do Heath Ledger, que contava uma historinha pra cada pessoa.
Mas o fato é que a origem escolhida por Moore é excelente, e a cena belissimamente desenhada por Brian Bolland em que o Coringa ergue o rosto e dá uma gargalhada marcou gerações.


#7 - A morte da Supergirl

Durante a saga "Crise nas Infinitas Terras" a DC (decidida a resolver os seus problemas de cronologia) matou vários personagens. Uma das decisões editoriais era a de que o Superman precisava novamente ser o único sobrevivente do planeta Krypton, e sendo assim sua prima Kara Zor-El acabou sendo retirada de cena.
A morte da Supergirl é uma das mais bem escritas da saga, com direito a um emocionante funeral e uma 
despedida digna para a personagem. A capa desenhada por George Pérez que mostra a Supergirl morta nos braços de seu primo Superman é uma das mais famosas e homenageadas da história dos quadrinhos.


#6 - Bane QUEBRA o Batman

Na famosa saga Queda do Morcego, decidido a acabar com Batman e dominar a cidade de Gotham, o vilão Bane coloca em prática um plano para esgotar o Homem-Morcego. Bane libera todos os presos do asilo Arkham e da prisão Blackgate, fazendo com que Batman tenha que prender um por um, levando o herói a um estresse físico e mental.

Após conseguir prender todos os foragidos, ele volta para a Batcaverna, onde Bane o espera. Exausto e fraco, o Homem-Morcego leva uma surra do vilão, que finaliza o serviço quebrando sua coluna com uma joelhada, em uma das cenas mais marcantes das histórias em quadrinhos.

#5 - Batman e Coringa riem juntos




Um dia ruim. 
Para o Coringa, isso é tudo que separa um homem são da loucura. E na graphic novel "A Piada Mortal" ele faz de tudo para mostrar o seu ponto de vista para o Homem-Morcego, sequestrando o Comissário Gordon e tentando levar o policial à loucura com seus atos doentios.

Na cena final, Coringa conta uma piada e surpreendentemente Batman gargalha junto com ele. 
Recentemente essa cena voltou aos veículos de notícias, quando o roteirista escocês Grant Morrison deu uma declaração dizendo que em sua concepção era óbvio que o Batman se entregou à loucura e enquanto ria alcançou o pescoço do Coringa e o matou.


#4 - Batman vs Superman

"Poderíamos ter mudado o mundo...
Agora... olhe só para nós...

Eu me tornei um risco político. E você... uma piada.

Eu quero que se lembre, Clark. Pro resto da sua vida... nos seus momentos mais íntimos.
Quero que se lembre... da minha mão na sua garganta. 
A mão... do único homem que derrotou você."


#3 - Bruce Wayne perde os pais

Escolhi duas imagens para ilustrar esse momento, pois ambas tem a sua carga dramática mostrando a mesma situação. A famosa capa da primeira edição de Batman Ano Um e a página de Detective Comics #33 que mostra quando o garoto ficou órfão.
Perder os pais foi o que moldou o caráter e definiu o destino de Bruce Wayne. Foi o momento em foi plantada a semente do Batman.
Foi o seu "dia ruim", como diria o Coringa.


#2 - Coringa atira em Bárbara Gordon

A Piada Mortal talvez seja a história mais doentia com o Coringa. Em um dos atos mais cruéis e chocantes das histórias em quadrinhos, o palhaço do crime atira impiedosamente em Bárbara Gordon na frente de seu pai, a deixando aleijada. Depois ele ainda a deixa nua, e tira fotos para mais tarde torturar psicologicamente o velho Gordon.
Reza a lenda que o Coringa também estuprou Bárbara enquanto ela estava sangrando no chão, mas isso não está explícito na história e nunca foi confirmado pela DC, e nem pelo autor Alan Moore.


#1 - Surge o SUPERMAN



Aqui nascia uma lenda.
Aqui nascia não apenas um dos mais conhecidos heróis de todos os tempos, mas também um modelo de super-herói que seria seguido por gerações. A roupa colorida, a capa, os poderes sobre-humanos, todo o arquétipo do super-herói.
Essa capa de 1938 em que Joe Shuster apresentava seu personagem para o mundo, além de histórica e emblemática, representa a origem de tudo que conhecemos hoje como história em quadrinhos. 

Essa publicação é o marco para o que é historicamente conhecido como a Era de Ouro  dos Quadrinhos, e que abriu as portas para incontáveis heróis seguindo o mesmo padrão. A partir daí, surgem Batman, Lanterna Verde, Aquaman, Capitão Marvel, Capitão América, e todos os milhares de personagens coloridos que temos hoje. Foi com esse acontecimento que nasceu o mundo que tanto amamos.

Gostou? Curta nossa fanpage!