23/10/2016

O universo Marvel é incrível. Anos e anos de cronologia e de momentos épicos e marcantes. Escolher apenas 30 momentos foi uma tarefa árdua, e desses 30, escolher os 10 primeiros foi mais difícil ainda.

Mas enfim, chega de enrolação. Fiquem agora com a seleção dos 10 momentos mais marcantes desse Top 30. Parabéns aos que acertaram algumas colocações e espero que os 10 escolhidos agradem a todos.

Para quem ainda não viu as anteriores, antes de começar veja a Parte 1 e a Parte 2.


#10 - Capitão América vs Homem de Ferro



Começando com esse clássico moderno que foi Guerra Civil, uma saga que mexeu com o status quo da Marvel de tal forma que depois do evento nada mais foi o mesmo. 

Ver o Capitão América e o Homem de Ferro lutando em lados opostos já era algo impactante por si só, mas as cenas de porrada entre os dois eram de encher os olhos. Cruéis, viscerais, brutas. Os caras se porravam sem dó, e essa cena do Homem de Ferro estourando a cara do Capitão é tão marcante que simplesmente resume toda a saga.


#9 - A Morte do Capitão Marvel

Em se tratando de quadrinhos, os leitores tem opinião formada sobre duas coisas no que diz respeito à morte de um personagem: A primeira é que ele logo vai voltar à vida, e a segunda é que obviamente ele vai morrer lutando com algum de seus vilões.
Mas e quando um herói tem sua vida interrompida por uma doença como o câncer?
A HQ da morte do Capitão Marvel é belíssima, e durante a leitura você vai sentindo toda a indignação e impotência do personagem, afinal... não era assim que heróis deviam morrer.

A cena de todos os heróis prestando suas últimas homenagens ao guerreiro kree em seu leito de morte não é apenas marcante, mas uma das mais bonitas e tristes da Marvel.



8# - Demolidor brinca de roleta-russa com o Mercenário

O Demolidor é esquizofrênico. Isso é algo óbvio e sempre retratado pelos roteiristas que tomam conta das histórias do advogado cego ao longo dos anos. Dependendo da situação, a insanidade do herói acaba aflorando mais e ele toma umas atitudes meio que doentias. 
Uma delas acontece na história "Roleta-Russa" de Frank Miller, em que Matt Murdock decide ter uma conversinha e brincar um pouco com seu maior inimigo e assassino de sua amada Elektra: O Mercenário.

Completamente fora de si, o Demolidor brinca com um Mercenário incapacitado em um leito de hospital, numa história completamente tensa, e com um final surpreendente.



7# - Homem-Aranha nunca mais

Cansado de ter sua vida atrapalhada por suas atividades heróicas, e por estar negligenciando amigos e família, Peter Parker decide que é hora de deixar o Homem-Aranha para trás.
A cena do uniforme na lixeira de um beco enquanto Peter se afasta cabisbaixo é com certeza uma das mais marcantes e emblemáticas do universo Marvel. Tanto que foi fielmente reproduzida no segundo filme do aracnídeo. 

Publicada em Amazing Spider-Man #50, a história ainda conta com os roteiros de Stan Lee e os desenhos do mestre John Romita.



#6 - "Chega de Mutantes"

Perseguidos, odiados, temidos. A vida dos mutantes nunca foi fácil. 
E a Feiticeira Escarlate resolveu tornar tudo um pouco pior, proferindo uma frase que mudou radicalmente não apenas a vida dos mutantes, mas todo o status quo do universo Marvel.
Completamente surtada desde os acontecimentos de "Vingadores: A Queda", Wanda (induzida por seu irmão Pietro) usa seus poderes de alteração de probabilidades para criar todo um novo universo, levando à saga Dinastia M.
No final, após uma épica batalha, ela chega à conclusão de que tudo que aconteceu até ali é por culpa de serem mutantes, e sendo assim... chega de mutantes.

As 3 palavrinhas de Wanda reduziram os milhares de mutantes do mundo a um número de apenas 198, apagando o gene x de todos os outros. Um duro golpe na população mutante, que se viu em sua maior crise.



#5 - Peter Parker revela sua identidade

Durante a Guerra Civil, Tony Stark precisava de um acontecimento impactante para atrair heróis para a Lei de Registro. E o que melhor do que o Homem-Aranha, o amigão da vizinhança, revelando sua identidade em rede nacional? 

Peter Parker sempre foi conhecido como o personagem que mais tomava cuidado com sua identidade, e o acontecimento foi tão marcante para o universo Marvel que chegou a ser noticiado em grandes veículos de comunicação em vários países.

Independente do que isso gerou depois (e da Marvel não ter tido coragem de manter a situação) a cena em que Peter tira sua máscara e revela ser o Homem-Aranha desde os 15 anos de idade é um marco não apenas na Marvel, mas nas histórias em quadrinhos em geral. Um momento épico.



#4 - O debate entre Ciclope e o reverendo Stryker


Na graphic novel "Deus ama, o homem mata" Chris Claremont abordou de maneira incrível a questão do preconceito sofrido pelos mutantes. 

O debate entre Ciclope e Stryker é sensacional por dois motivos. Primeiro por tratar tão bem sobre o preconceito, tocando até mesmo na questão do fanatismo religioso, e em segundo por mostrar o quanto Ciclope aprendeu com os ensinamentos de Xavier a defender a causa mutante. O caolho se saiu muito bem na defesa de seus argumentos.

O debate culmina em uma das cenas mais marcantes e chocantes do universo Marvel, em que Stryker aponta para Noturno questionando como podem considerar "aquilo" humano.



#3 - Peter Parker conhece Mary Jane

Durante várias edições a Tia May tentava apresentar a sobrinha de sua amiga Anna para Peter, mas o cara sempre conseguia fugir.

Mas em Amazing Spider-Man #42, finalmente ele conhece a ruiva mais quente e divertida dos quadrinhos. Mary Jane Watson fazia sua apresentação, no traço do mestre John Romita, falando uma das frases mais famosas da mitologia do Aranha. Peter chega a se assustar com a beleza da ruiva.
É, Peter... você realmente tirou a sorte grande.


#2 - A morte de Gwen Stacy


Gwen Stacy não era apenas a namorada do Aranha. Gwen Stacy era amada por todos os leitores. 
Sua morte pelas mãos do Duende Verde (ou seria do próprio Aranha ao quebrar seu pescoço?) chocou tanto que a Marvel recebia centenas de cartas pedindo a volta da personagem (ou a cabeça dos responsáveis por sua morte, isso servia também). 
Uma morte que abalou não só o Aranha, mas todos os seus fãs, e que seria lembrada inúmeras vezes durante a trajetória do aracnídeo.



#1 - Grandes poderes trazem grandes responsabilidades

O que acontece quando um adolescente que sofre bullying ganha poderes? Ele decide ajudar os fracos e oprimidos e colocar sua vida em risco pelos necessitados?
Claro que não! Ele se torna arrogante e procura um modo de conseguir fama e dinheiro, É CLARO!

O momento em que o Aranha descobre que o assassino do Tio Ben é o mesmo assaltante que ele deixou escapar de propósito é marcante demais. Ele não apenas serve para moldar o caráter do personagem dali em diante, como também dá uma lição de moral nos leitores. 

Stan Lee ensinava de maneira prática que se você tem um grande poder, não importa o que você ache... você tem uma responsabilidade enorme nas mãos. Na verdade, a frase famosa em si nunca foi dita pelo Tio Ben, apesar de em histórias posteriores ser sempre creditada a ele. 
O fato é que esse momento é marcante não apenas pelo peso do ensinamento, mas por apresentar um grande HERÓI para o mundo.


E é isso. Espero que tenham gostado, e que esse top 30 tenha sido útil de alguma forma.
Aguardem em breve o top 30 DC. Abraço!

Gostou? Curta nossa fanpage!