02/12/2016


CUIDADO! Haverão SPOILERS da HQ Shattered Empire e SPOILERS do Episódio VII.

Nós vimos Finn empunhando um sabre-de-luz em Star Wars: O Despertar da Força, muito se especulou sobre ele ser um usuário da Força, mas sem mais maiores evidências, a não ser ter sentido a morte das pessoas na destruição dos planetas da República. Algo semelhante aconteceu em A Nova Esperança por Obi-Wan. Mas isso fica para uma outra oportunidade,  pois nada a mais podemos usar para especular sobre isso.

Porém, Poe Dameron ganhou grandes pistas de ter o Dom da Força além de sua grande perícia como piloto como vimos no filme. A partir desse ponto, haverão SPOILERS da HQ Shattered Empire.

Shattered Empire foi uma mini-série em quadrinhos canônica lançada em quatro edições durante setembro e outubro desse ano. A HQ se passa logo após O Retorno de Jedi e é focada em Shara Bey, pilota rebelde do Esquadrão Verde, casada com Kes Dameron e mãe de Poe Dameron.

Embora seja uma das melhores pilotas da Aliança Rebelde, em nenhum momento da história Shara utiliza a Força, muito menos seu marido Kes. A história gira em torno do medo deles acabarem morrendo na guerra contra os remanescentes do Império e não conseguirem viver como uma família normal, numa casa fixa, cuidando do filho.

Mas por que Poe seria sensitivo à Força?

Na quarta e última edição da HQ, Shara Bey e Luke Skywalker vão juntos a uma base do Império onde Palpatine havia deixado vários artefatos secretos antes de morrer, dentre eles as duas últimas mudas originárias da árvore que cresceu no coração do Templo Jedi em Coruscant e a Força está presente nelas.

Luke e Shara vencem os soldados que faziam a segurança da base imperial e fogem em sua nave. Porém, Luke achava que apenas uma muda havia restado quando na verdade eram duas. Ele fica com uma para si e dá a outra para Shara. No final de Shattered Empire, Shara e Kes finalmente conseguem se estabilizar, passam a residir em Yavin IV e plantam a muda em seu quintal.

É isso mesmo: Poe Dameron cresceu com uma árvore da Força em seu quintal. Com a presença frequente da árvore, Poe teria ter adquirido o Dom da Força? Ou ser pelo menos sensitivo a ela? Ou é possível ser o maior piloto da galáxia sem uma ajuda como essa?

Gostou? Curta nossa fanpage!