02/12/2016


Com cada vez mais notícias pipocando sobre o próximo filme da franquia dos X-men, achamos interessante mostrar alguns fatos e curiosidades sobre Apocalypse, o tema do filme vindouro.


10. Seus poderes se manifestaram após ter sido rejeitado por uma mulher.

Poderes Mutantes nem sempre se apresentam quando um mutante nasce no universo Marvel e frequentemente eles apenas se manifestam anos e anos depois, na adolescência. O gatilho que faz com que os poderes mutantes se revelem variam de personagem para personagem e não seria diferente com o primeiro dos mutantes: Apocalypse.
A coragem de En Sabah Nur ao enfrentar Rama-Tut (Kang o Conquistador), que dizimou o Egito antigo, fez com que ele ganhasse a atenção da bela Nephri, a irmã do de Ozymandias, general de Rama-Tut.
No entanto, após demonstrar interesse na moça, ela viu a verdadeira aparência de En Sabah Nur e o rejeitou. O ódio resultante fez surgir as habilidades mutantes de Apocalypse.



9. Ele quase não surgiu

Durante as primeiras cinco edições da revista X-Factor, o escritor Bob Layton vinha dando dicas de um vilão operando por trás dos bastidores liderando o grupo de vilões conhecido como A Aliança do Mal.
A intenção de Layton era revelar que este vilão era o conhecido antagonista do Demolidor, o Coruja, no final da edição cinco da revista do X-Factor  – o que teria obliterado a existência do vilão Apocalypse. No entanto o editor Bob Harras queria um novo vilão como lider da equipe da Aliança. Layton foi então substituído como escritor da revista e o título acabou nas mãos de Louise Simonson, que criou o personagem Apocalypse e deixou ao encargo do artista Jackson Guice criar o design do personagem.



8.  Ele Hiberna


Assim como um urso ou uma marmota, o poderoso Apocalypse realmente hiberna, apenas que o período de suas hibernações duram um pouco mais.
Apocalypse usa tecnologias especiais em seu corpo para se auto-desligar por séculos a cada vez. Essa supressão metabólica garante que, a cada despertar seu, ele esteja cada vez mais poderoso.
Isto foi utilizado, provavelmente, para explicar porque ele ainda não havia encontrado personagens como o Wolverine que já está na ativa há um bom tempo.




7. Apesar do nome, seu tema mais recorrente é a criação

Considerando que a palavra “Apocalypse” significa destruição em escala catastrófica ou mesmo fim do mundo como nós o conhecemos, os quadrinhos nos quais o vilão aparece, parecem ter um tema de criação que contradiz com tudo que o personagem prega.
O próprio Apocalypse cria seres regularmente. Tome como exemplo o Sr. Sinistro e os diversos membros dos Cavaleiros do Apocalypse. Ele essencialmente os criou (não que eles não existissem antes de ele os alterar, mas ele criou os personagens que eles se tornaram).
Também houve personagens criados apenas para se opor a ele. Ironicamente, foi o Sinistro quem criou o mais poderoso destes seres - Nathan Summers TCC Cable.
Em fato, o próprio Apocalypse tem sido recriado diversas vezes. Mais especificamente pelo seu clã de seguidores – o Clã Akkaba – que recentemente profetizou seu retorno como uma criança no arco de histórias  “Era Heróica” de 2010 e Fantomex, que o clonou e o transformou em herói na Saga do Anjo Negro de 2012. 
 


6. Sua primeira aparição vale hoje mais de R$15.000,00

Poderia se argumentar que sua primeira aparição foi na edição 5 do X-factor de 1986, uma vez que ele fez uma ponta neste número, mas geralmente é considerado como sua aparição oficial a edição seguinte da revista. E é esta revista que vale mais, graças justamente a introdução do personagem.
Embora o Apocalypse tenha pouco mais de 30 anos de existência, sua primeira aparição já vale um bocado de grana. Se estiver em condições de conservação perfeitos a revista pode chegar a custar mais de 15 mil reais.  



5. Ele e o Ciclope já passaram por um processo de fusão.

O arco de revista do ano  2000 conhecido como  “Apocalypse: Os Doze” contou a história de 12 seres capazes de derrotar Apocalypse de uma vez por todas (o que se revelou apenas um ardil, orquestrado por Apocalypse para se tornar mais poderoso que os Celestiais).
Durante a historia, ele tentou usar Nate Grey como seu hospedeiro para mover suas energias e consciência e essencialmente fundi-lo à ele. Ciclope empurrou Nate para longe, no entanto, acabou ele próprio se fundindo com Apocalypse.
O ser resultante foi uma mistura dos dois, essencialmente um Cíclope monstruoso com a tecnologia do Apocalypse anexada à ele, com os poderes dos dois personagens. eles foram separados eventualmente por Jean Grey.




 4. Os Cavaleiros não é o único grupo que ele lidera


Apocalypse é bem conhecido por ser o líder dos Cavaleiros do Apocalypse, grupo que consiste em 4 indivíduos (geralmente, mas nem sempre, mutantes) que ele em pessoa alterou geneticamente, fez lavagem cerebral para que eles o seguissem cegamente.
No entanto, ele tem outros grupos para cumprir seus planos de dominação, como os Cavaleiros Negros (Cavaleiros da Tempestade, Cavaleiros da Escuridão) e o Clã Akkaba.
Os Cavaleiros Negros são compostos por mutantes e inumanos, dedicados a sobrevivência do mais apto, filosofia professada por Apocalypse, já o Clã Akkaba são descendentes do próprio Apocalypse.





3. Magneto já o matou com as próprias mãos

Mesmo que tenha sido numa realidade alternativa, a linha temporal conhecida como Era do Apocalypse (também chamada de Terra-295) temos que considerar como um feito de Magneto.
Apocalypse pode parecer quase imbatível, mas esta versão toda-poderosa foi vencida no mano-a-mano - e enfaticamente e sem cerimônia nenhuma - pelo mestre do magnetismo.
E ele conseguiu isto partindo Apocalypse em dois, apesar dos poderes telecinéticos e gigantesca força física do vilão.
Então, quando você ver o personagem no filme X-Men: Apocalypse imagine que ele pode ter o mesmo destino.



2. Ele se matriculou na Escola Jean Grey para Jovens Superdotados (ou algo parecido)



No arco de 2010 Era Heroica, os seguidores do  Apocalypse trouxeram-no a vida na forma de uma criança. A Fabulosa X-Force ficou sabendo do seu retorno e decidiram que ele deveria morrer, isto até eles descobrirem que ele era uma criança e Psylocke decidiu criá-lo como um ser bondoso.
Fantomex, no entanto, não achou que seria possível e para choque dos seus companheiros de equipo assassinou o jovem Apocalypse.
Então, no fim da Saga do Anjo Negro de 2012, Fantomex clonou Apocalypse e criou a criança resultante da clonagem. Chamando-o de Evan Sabahnur (com o nome mutante de “Genesis”), ele matriculou o garoto na Escola Jean Grey para Jovens Superdotados, onde seus colegas de classe o reconheceram imediatamente como uma versão do poderoso vilão.



 1. Ele foi um agente da S.H.I.E.L.D. (mais uma vez: algo parecido)


O precursor da organização secreta da Marvel conhecida como S.H.I.E.L.D. foi na realidade uma antiga organização oculta conhecida como Irmandade do Escudo
A organização foi criada por Imhotep, que lutava ao lado de En Sabah Nur e o Cavaleiro da Lua Original contra uma invasão da Ninhada e acabou incluindo figuras históricas como Leonardo da Vinci, Isaac Newton, Arquimedes, Galileu Galilei e Zhang Heng, assim como personagens da Marvel como Howard Stark e Nathaniel Richards.
Eles operavam como protetores do mundo da mesma forma que a S.H.I.E.L.D. e foram os primeiros a derrotar Galactus e a Ninhada  assim como expulsaram os Celestiais. Eles eventualmente evoluíram para a organização atual como a conhecemos hoje em dia.

Gostou? Curta nossa fanpage!