25/02/2017

por HERALD HENRY

Fala galera blz? Este post surgiu após eu ter assistido os dois últimos episódios de “Penguin Begins” (opa. Digo “Gotham”) e vamos concordar: o Pinguim tá roubando a cena! O ator manda bem demais. Você fica contando os minutos pra ver ele passar a perna em alguém ou coisa do tipo. Sem falar que ficou perturbador ele mancando pq possui um ferimento nas pernas. (explicando seu apelido)

Porque estou falando disso?

Simples. Em muitas discussões sobre “quem ganha de quem” em algumas comus ou mesmo em fóruns sobre qual personagem (vilão) é o mais legal ou o mais tosco.
Uma coisa geralmente é respeitada/contestada: a galeria de vilões do Batman.
Qualquer leitor de quadrinhos (ou os paisanos) reconhece a grande maioria dos vilões do morcego.

Ou acontece de algum leitor querer comparar galerias de vilões (usando apenas o quesito “capacidade de combate/poderes”.

Aí claro. Coringa e Pinguim (só pra ficar nesses dois) caem na piada. Os leitores esculacham achando ser simples assim comparar Coringa e Carnificina.
Mas agora chegamos no ponto: apelo.

Veja quantas aparições diferentes o Pinguim teve com o passar dos anos. (vivido por Burgess Meredith que parecia um quadrinho ganhando vida. E também trouxe um ar de “tragicidade” no magistral trabalho de Tim Burton em cima do personagem. Além de presença garantida em “Superamigos””Scooby-Doo” “Batman Animated” The Batman” na animações “O mistério da Bat Mulher” e também na “Assault on Arkham Asylum” (sendo vivido pelo mesmo dublador de Danny de Vito e também sendo desenhado similar ao filme de Tim Burton) e por fim “Gotham”.

Batman o Retorno


Batman: The animated Series

Batman: o Mistério da Batwoman

The Batman

Batman encontra Scooby Doo

Hq dos anos 90

Se vocês repararem os Top 10 dos vilões do morcego (com o passar dos anos.) o Pinguim sempre esteve entre os 10. (há quem diga que ele seja o possível número 2 ou 3 de qualquer lista.)
E eu (tentarei) explicar porquê.

Pinguim além de ser caricato visualmente. Sua personalidade garante centenas de histórias(seja como coadjuvante, seja como vilão principal) Um dos grandes apelos do personagem é que ele é um mafioso. O cara dos “contatos” alguém que conhece o jogo e como jogar.

Tipo. Se ele não tem homens pra atacar determinado alvo. Ele conhece quem tem, entende?
Ele possui dinheiro, contatos, favores (algo importante no submundo) além  do fato que: é extremamente cruel (em suas primeiras aparições o vilão era tão sanguinário quanto o Coringa. Compre/baixe uma das edições Invictus E vocês saberão do que eu falo.

Em sua origem. (fato comum á todas as versões) Pinguim é um boxeador extremamente rápido pra alguém de seu peso. Seus Guarda Chuvas além de finalidade estética. Também servem para ataque. (metralhadoras e principalmente espadas)

Esse viés do personagem ser extremamente ágil voltou  á tona na animação “The Batman”.
Além do que: (voltando á violência) Pinguim é carnívoro. (dependendo do desenhista, seus dentes são serrilhados) o que dá a entender tendência ao canibalismo.

(em “Batman o Retorno” , ele quase arranca o nariz de um associado com uma mordida. No Video Game (do Super Nes) um dos golpes do personagem era uma mordida.)

Se o forte no Coringa é a imprevisibilidade. O do Pinguim seria o entendimento exato dos esquemas. Ele pode até não ser o maior. (não deter maiores territórios, como Máscara Negra no passado.) mas é um ser perigoso simplesmente por estar jogando.

Sendo leitor (e fã do universo do morcego) há anos acredito poder fazer essas comparações. Neste exato momento o Oswald mostrado em “Gotham” é exatamente como o Pinguim é nas Hqs.

Tirando o fato de não ser baixinho e nem gordo. Estou falando de personalidade. Neste momento (pra galera entender melhor) ele é como o Mindinho (da série “Game of Thrones”)
Tanto que recentemente numa enquete dos 30 maiores vilões de séries recentemente, ele já apareceu como uma das promessas (com apenas 7 episódios exibidos de Gotham até então)

Mas enfim. Só pra vocês terem uma ideia como cada personagem tem uma abordagem diferente. (refletindo na preferência do público) nos extras de “Batman Begins” aparece Denny O’Neill (criador de R’as Al Ghul) explicando o processo de criação do personagem e diz com um certo tom de desprezo: “nós não iríamos usar o Pinguim novamente” (aí fica a pergunta: não usariam pra não repetir o personagem? Ou pelo personagem ser caricato para ele? Enfim. Eu fico com a segunda resposta)

Quando Heath Ledger faleceu, Chris Nolan disse que não teria problemas numa sequência com Phillip Seymour-Hoffman sendo o Pinguim (e Johnny Deep como Charada)
Falei pra caramba né? Mas é isso aí. Apelo. A série Gotham está se sustentando sozinha (sem Batman) e por enquanto apenas com o Pinguim deitando e rolando na cidade.

Tudo se trata duma questão de abordagem. Nem todo roteirista curte os personagens de determinado universo (tente fazer um Top 10 de Hqs com o Charada por exemplo.)


Por isso que é uma grata surpresa quando temos produtos como a série “Gotham” que além de refrescar (e apresentar pra quem tá por fora) os personagens de mais de 60 anos. Coloca respeito em personagens que ainda durarão anos e anos e quem sabe render discussões sobre “quem é mais esperto” “quem tem mais dinheiro” “quem ganha de quem” (quem é mais estranho... rsrsrsr)

Gostou? Curta nossa fanpage!